domingo, 12 de janeiro de 2014

R10 tomou a decisão certa

Por Guilherme Uchoa

Um dos principais reforços do Atlético-MG para a temporada 2014 do futebol brasileiro já estava no elenco. Depois de uma longa novela, Ronaldinho Gaúcho enfim decidiu permanecer em Minas, recusando proposta para jogar no Besiktas, da Turquia.

O anúncio foi feito pelo presidente do Galo, Alexandre Kalil, através de uma rede social. 

Com uma leve provocação, Kalil celebrou a renovação de R10 em sua rede social

Por mais que tivesse uma oportunidade de retornar para solos europeus, o dentuço fez o certo ao ficar no clube pelo qual conquistou a Libertadores da América do ano passado. Em primeiro lugar, foi pelo clube mineiro que Ronaldinho provou ainda ter potencial para jogar em alto nível, quando muitos críticos afirmavam que já não tinha mais lenha para queimar.

É verdade que o nível de seu futebol não está nem perto do praticado pelo Barcelona, quando encheu os olhos do mundo com atuações memoráveis e títulos históricos (pelo clube catalão, conquistou Supercopa da Espanha em 2005 e 2006, Campeonato Espanhol em 2004-05 e 2005-06 e a Champions League de 2005-06, além dos prêmios de melhor jogador do mundo de 2004 e 2005). É verdade também que ele, assim como todo o time do Atlético, deixou uma última impressão ruim de 2013 com a eliminação no Mundial Interclubes para o Raja Casablanca.

R10 marcou 26 gols em 70 jogos com a camisa do Galo
Apesar disso, foi a peça central do elenco montado pelo técnico Cuca e foi fundamental nas campanhas dos títulos do campeonato mineiro e da Libertadores. Vestindo a camisa do Atlético-MG, Ronaldinho Gaúcho disputou 70 partidas, anotou 26 gols, distribuiu diversas assistências e conquistou dois títulos. Em suma, voltou a ter alegria em jogar futebol e voltou a ganhar taças.

Outro fato que se deve levar em consideração é de que o futebol turco não passa por um bom momento. Apesar de seu clube mais tradicional, o Galatasaray, ter conseguido pelo segundo ano consecutivo classificação para a fase de mata-mata da Champions League, os demais clube de relevância do país passam por momento de pouco brilho em âmbito internacional – incluindo o Besiktas.

A própria seleção da Turquia, mesmo ficando em um grupo em que teoricamente era a segunda potência, com Holanda, Romênia, Hungria, Estônia e Andorra, também não conseguiu classificação para a Copa do Mundo do Brasil. Os turcos alcançaram o singelo quarto lugar e foram eliminados.

Por fim, aos 33 anos e já na fase final da carreira, R10 estará em um clube que já conhece, com um elenco que já apresenta entrosamento e que, se repetir as atuações do primeiro semestre de 2013, tem tudo para brigar pelo bicampeonato da Libertadores. E nada melhor para Ronaldinho do que continuar brigando por títulos importantes, mesmo após o auge. 


Fotos: Reprodução/ Twitter e Bruno Cantini/ Site oficial do Atlético-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário