domingo, 1 de maio de 2011

Recitando a Bíblia no Tennessee

Nos esportes é muito comum dizer que “Davi derrubou Golias”, ou seja, um time ou esportista tido como muitíssimo inferior venceu um adversário mais forte, de mais tradição. Na noite da última sexta feira nos Estados Unidos (madrugada de sábado no Brasil) a passagem bíblica ganhou novos ares comparativos na NBA.

É que o Golias/San Antonio Spurs foi derrotado na primeira fase dos playoffs pelo Davi/Memphis Grizzlies por 4 x 2 na série melhor de sete partidas. Por si só esse fato já é impressionante, mas vale ressaltar alguns aspectos desse confronto que fazem com que a comparação bíblica seja válida.

Em primeiro lugar, o Memphis jamais havia ganhando uma única partida de playoffs em toda sua história. Por apenas três vezes a equipe do Tennessee conseguiu classificação para a disputa da fase mata-mata do basquete norte-americano e, nas três vezes, foi eliminado por “varridas” - derrotas por 4 a 0.

Além disso, antes dessa séria, em apenas três oportunidades a equipe classificada em oitavo, e último lugar, de sua conferência foi capaz de vencer o primeiro colocado. Denver Nuggets, em 1994, New York Knicks, em 1999 e Golden State Warriors, em 2007, precederam os Grizzlies. Vale lembrar que as vitórias dos Nuggets e Knicks foram conquistadas em séries melhores de cinco partidas visto que ate 2002 as primeiras fases de playoffs eram decididos em apenas cinco confrontos. Após 2002 apenas os Warriors haviam conseguido vencer o líder de sua conferência em sete partidas. O feito foi conseguido com vitória por 4 a 2 ante o Dallas Marvericks.

Por sua vez, o poderoso San Antonio chegou para a série de partidas credenciado como favorito por sua tradição, possui quatro títulos da NBA, seu elenco, liderado por Manu Ginobili, Tim Ducan e Tony Parker, e pelo retrospecto desta atual temporada, classificou-se em primeiro lugar com 61 vitórias e apenas 21 derrotas.

Seguindo a linha de comparação, sendo Memphis o Davi, certamente sua funda e pedra são Zach Randolph e Marc Gasol. Longe de terem o brilho e a atenção destinada para estrelas maiores como LeBron James, Kobe Bryant, Kevin Durant, Derick Rose, Dwyane Wade e Paul Pierce, esses dois jogadores foram os principais responsáveis pela maior zebra da atual temporada, capaz de superar, por exemplo, a vitória do enfraquecido Clevaland Cavaliers sobre seu ex-ídolo LeBron James e Cia do Miami Heat.

Zach Randolph teve atuações impecáveis nas quatro vitórias de sua equipe: no jogo 1 - vitória por 101 a 98 - foi responsável por 25 pontos e 14 rebotes. No jogo 3 (91 a 88 para o Memphis) fez outros 25 pontos e cinco rebotes. Na partida seguinte foi mais discreto, com apenas 11 pontos e nove rebotes e, finalmente na sexta partida que definiu a classificação histórica, Randolph superou-se ao marcar 31 pontos, sendo 16 deles no ultimo quarto de jogo, e agarrar 11 rebotes.

Como companhia para suas boas atuações Randolph teve o auxílio do pivô espanhol Marc Gasol. O irmão menos conhecido e menos talentoso de Pau Gasol, astro do Los Angeles Lakers, esteve a altura do irmão mais velho atingindo números expressivos como os 24 pontos da primeira partida e o double-double da ultima partida, 12 pontos e 13 rebotes.

Entretanto, mesmo com essas duas armas, a vida dos torcedores de Memphis não deve ser tão boa na próxima fase. O time irá enfrentar o Oklahoma City Thunder das estrelas Kevin Durant e Russel Westbrook, responsáveis por eliminar o brasileiro Nenê e seu Denver Nuggets na primeira fase.

Com o nível de atuações que o Oklahoma vem apresentando nesta temporada é possível dizer que se trata de mais um Golias no caminho dos Grizzlies. Mesmo assim, para uma equipe que se encaixou tão bem no papel de Davi, as esperanças de mais uma vitória histórica ficarão vivas até o ultimo segundo de jogo ou, se você preferir, até o último sopro de vida do gigante Golias.

3 comentários:

  1. Po não acho que vá rola otra zebra, mas pelo menos ja fiko pra história. ieohaiehioaheoiheoia

    ResponderExcluir
  2. Já entraram pra história e é isso que importa. Parabéns ae Uchoa, ficou muito bom, abraços ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu não entendo nada de basquete. ushasuhas
    só que eu concordo com os outros dois comentarios. rs. Parabens amor,pelo o seu blog.

    ResponderExcluir