terça-feira, 21 de setembro de 2010

A clara mensagem de Laor

A diretoria do Santos havia decidido pelo fim da punição a Neymar. O técnico Dorival Jr., por sua vez, optou por estender a punição por mais tempo, excluindo o craque santista do clássico desta quarta, contra o Corinthians. Como conseqüência, Dorival Jr. foi demitido do clube por insubordinação.


A atitude do clube caiçara é, no mínimo, irônica, pois, caso procuremos a definição de “insubordinação” em qualquer dicionário da língua portuguesa, iremos nos deparar com a seguinte definição: falta de subordinação; desobediência; indisciplina; rebelião.

Tal definição pode se encaixar perfeitamente com a atitude do técnico, que desobedeceu as ordens de sua diretoria. Entretanto, esta mesma definição não poderia se encaixar com as atitudes que Neymar teve nos últimos dias?

Nesse duelo de egos que foi formado entre Neymar, Dorival Jr. e a diretoria do Santos, não parece existir ninguém certo.

Dorival Jr., em função da enorme quantidade de problemas causados por sua equipe, estava perdendo seu poder sobre o elenco e, por isso, tentava impor sua autoridade punindo o jovem atacante. Ele mesmo já tinha avisado que, caso a punição ao atacante não fosse de pelo menos 15 dias, pediria demissão do clube. Também não se pode descartar a possibilidade de Dorival Jr. ter “forçado” sua demissão do clube ao ver que não contava mais com a confiança integral de seu elenco e dirigentes.

Já Neymar comete um ato de indisciplina diferente a cada semana, tornando-se impossível manter uma paz constante na Vila. Além disso, o jovem pode ver essa demissão de seu comandante como um reforço para seu ego, já bastante inflamado. As conseqüências podem aparecer mais adiante, com a repetição de mais atos de indisciplina por parte da jóia santista.

A diretoria, por sua vez, encontra-se no meio deste fogo cruzado sendo obrigado a decidir em que lado ficar. O lado escolhido foi o de Neymar, o que parece obvio, visto que foi neste jogador que o clube investiu durante anos. Além disso, demitindo Dorival, a diretoria tenta evitar um ambiente hostil que poderia ser criado entre o elenco e a comissão técnica.

Porém, ao inclinar-se para o lado do jogador, Luis Álvaro, presidente do clube, passa a clara mensagem de que “Neymar realmente é mais importante do que o Santos” e que “ele esta acima da hierarquia do clube”. Demitindo o técnico, “Laor” mostra mais uma vez que Neymar é o protegido no clube, mesmo quando seus atos de indisciplina mostram-se prejudiciais ao Santos.


Considerando tudo que foi posto, a única conclusão que se pode tomar é que o torcedor santista é o maior prejudicado nesta história. Ele tem que se resignar em ver o fantástico time do primeiro semestre desmanchar-se diante de seus olhos. Robinho, André e Wesley foram para Europa; Ganso só retorna a equipe em 2011; Dorival Jr. esta fora do comando técnico do time; Keirrison esta longe de ter boas atuações e Neymar permanece como Rei da Vila, mandando e desmandando em todos.

Para a disputa da almejada Libertadores em 2011, o Santos terá que se reinventar e começar um projeto totalmente novo, do zero. Para isso deve gastar o segundo turno do brasileirão em testes e planejamentos, buscando encontrar um elenco competitivo.

Fora isso, seria interessante buscar alternativas para amenizar os conflitos causados por Neymar. Mas deve fazer isso sem que a estrela saiba, pois já está provado que o destino para aqueles que se opõem à jóia santista é longe da Vila Belmiro.

6 comentários:

  1. Gui adorei o texto!
    Mostrou os "dois lados da moeda"!
    De tudo isso só resta a lamentação por parte do torcedor santista. O time se perdendo a cada partida, dessa vez foi o Dorival. Mas o pior é que foi por um ato de "insubordinação"!? Que ABSURDO é esse?! E o que esse pivetinho metido a estrela fez?! Multa no salario? Um jogo de suspensão?! Está mais que claro que isso NÃO é o suficiente. Dorival entendia que não era o suficiente, mas quem entendia Dorival?!
    Indignação da torcida, mandos e desmandos do "jogador". Quem ganha essa queda de braço todo mundo já sabe.
    O problema é quem perde. E aí somos todos perdedores, a torcida, o santos, o elenco e por fim, os titulos.

    A pergunto a ser respondida agora é: quem vai ser o ultimo deste jogo de xadrez a cair?

    ResponderExcluir
  2. Tanto se falou de supervalorizar esse menino, que mal fez 18 anos e já reinava sem ter consciência dos seus atos, e a Diretoria do Santos mais uma vez passa a mão na cabeça dele e dá a ele um valor que sinceramente ele não tem! Eu realmente acreditei que o LAOR seria uma grande e positiva mudança para o Santos, mas a cada dia que passa eu acho que Império Marcelo Teixeira nunca deveria ter acabado!
    Nessas hr vale dizer: "ruim com ele PIOR sem ele" :/

    ResponderExcluir
  3. num teve mesmo um lado que tava 100% certo
    td mundo tinha uma parcela de erro nessa história,mas ainda axo que os cara erraram em manda o dorival embora, eu via ele como o tecnico do santos na consquista da libertadores 2011 ;].mas fazer oq, da hr teu texto
    to curtindo pra krll teu blog.
    nóiz

    ResponderExcluir
  4. mais um belo texto uchoa... nem Neymar, nem Dorival, quem perde com tudo isso é o Santos

    ResponderExcluir
  5. gui o texto está muito bom !!! Parabéns!! Será que depois de tudo isso o Neymar não vai sossegar??se ele jogou uma lata de energético, qual será a próxima??Espero não ter, pois eles tem que pensar na Libertadores e não em besteiras!!Eu não sabia dessa lamentável situação que o time está se desmanchando tanto assim, dá a impressão mesmo de que a única solução é o Neymar uhauuha até lá tomará que não seja! beijos

    ResponderExcluir
  6. tadinho do dorival ahuauhauhuhauhuhahuahuahuauhauh mas é foda tbm pro neymar, agr sem o ganso todo mundo fica cobrando demais dele. isso não explica as merdas que ele anda fazendo... quem tá perdendo mesmo é o santos :/

    ResponderExcluir