quarta-feira, 14 de julho de 2010

K9 e o seu sonho de Europa

Com o término da Copa do Mundo, as atenções voltam para os clubes brasileiros e suas competições. Saem de cena Forlan, Cristiano Ronaldo e Iniesta, e entram Ronaldo, Neymar e Hernanes.

Durante esses 30 e tantos dias em que a Copa se desenrolava na África, os clubes daqui buscavam reforços para o segundo semestre. Afinal de contas, existi sim, vida depois da Copa.

O Palmeiras trouxe Felipão para o comando e Kleber “Gladiador” para o ataque. O Flamengo contratou três jogadores. Entre eles um goleiro, visto que o seu goleiro titular não esta em condições de atuar (não vou me estender nesse assunto. Afinal de contas, “quem nunca saiu na mão com a mulher, xará?”).

Mas uma das contratações que mais chamou a atenção foi feita pelo Santos. Adquiriu o atacante Keirrison.O jogador chega ao Santos por um período de empréstimo de um ano junto ao Barcelona da Espanha.


O jovem de 21 anos começou a despontar para o futebol atuando pelo Coritiba, sendo artilheiro de sua equipe com 12 gols na disputa da série B de 2007. Esses gols foram fundamentais para levar o “Coxa Branca” ao título da competição.

No ano seguinte, na série A, Keirrison fez 21 gols, dividindo a artilharia do campeonato com Kléber Pereira e Washington. Desses 21 gols assinalados por ele, o torcedor santista deve recordar-se de pelo menos sete, já que esse foi o número de gols que o atacante fez na equipe da vila, em apenas dois jogos.

No primeiro turno do Brasileirão, o Coritiba bateu o Santos na Vila Belmiro por 3 a 1, sendo os três gols marcados por Keirrison. Maikon Leite fez o tento em favor da equipe da Vila. No segundo turno, o K9 foi além. Foi o autor de quatro gols em cima do Santos na goleada por 5 a 1.

Em função desses ótimos resultados apresentados, o Palmeiras adquiriu o jogador no começo de 2009. Entretanto, sua passagem pelo clube foi mais curta do que poderia se imaginar. Após um excelente começo, com 16 gols assinalados em 14 partidas, Keirrison foi negociado com o Barcelona, irritando o até então técnico do verdão, Luxemburgo.


Depois dessa desavença, o atacante rumou para a Europa onde não conseguiu o sucesso esperado. Ao chegar no Barcelona, foi imediatamente emprestado para o Benfica de Portugal. Por lá ele atuou em sete partidas apenas, marcando dois gols. Insatisfeito, foi emprestado mais uma vez, agora para a Fiorentina da Itália. Mas, por falta de espaço, também não atuou muito. Fez outros dois gols em 11 partidas.

Foi nesse momento que surgiu o interesse do Santos em contar com o atleta em seu elenco. Após vender sua jóia da base, o atacante André, para o futebol da Ucrânia, o time da baixada precisava repor seu elenco no setor ofensivo. A Fiorentina não queria Keirrison para o segundo semestre e o Barcelona estava interessado em emprestá-lo mais uma vez. Logo, o acordo foi fechado para que ele voltasse ao Brasil buscando recuperar o futebol que não foi capaz de apresentar durante um ano na Europa.

Ainda é cedo para dizer se Keirrison poderá ocupar o lugar deixado por André. Portanto, o que podemos fazer, por enquanto, é analisar os números apresentados pelos dois artilheiros.

André estreou entre os profissionais do Santos em 2009, marcando um gol na vitória santista sobre o Fluminense por 2 a 0. No total, André atuou em 49 partidas e fez 28 gols, alcançando assim uma média de 0,57 gol por partida.

Keirrison fez mais gols e atuou em mais partidas que André. Em 175 jogos, ele foi responsável por 93 gols. Logo, sua média é de 0,53 gol por partida.

Lógico que apenas números não são capazes de determinar a eficiência que um jogador possa ter por um clube, mas ajudam a mostrar a semelhança existente entre os dois atacantes. São dois jovens que despontaram entre os melhores do futebol brasileiro. Um deles esta de partida para a gélida e desconhecida Ucrânia, onde espera provar seu valor com gols pelo Dynamo de Kiev. O outro teve seu “sonho de Europa” interrompido pela falta de oportunidades nos clubes que passou.

Agora Keirrison tenta recuperar seu prestígio para um dia voltar ao futebol do velho continente. Aos santistas, resta a esperança de ver o K9 balançar as redes várias vezes. Só que, dessa vez, a favor da equipe peixera.

3 comentários:

  1. Irado o texto, tomara que ele se de bem no peixe, e depois seja vendido pra outro time da Europa.. mas primeiro tem que ser campeão no peixe hahaha, parabens uchoa

    ResponderExcluir
  2. O andré foi unico... o que resta é esperar que ao menos ele "cubra" esse buraco neh?!

    ResponderExcluir
  3. Espero que ele possa proporcionar a torcida alvi-negra grandes espetáculo! Ótimo textpo Gui :]

    ;* s2

    ResponderExcluir