Até o mês passado, antes da Copa do Mundo, Neymar era excepcional,Ganso era genial, André era matador e o Robinho era o jogador perfeito para completar o grupo com esses jovens.
Porém, depois de apenas dois jogos (e duas derrotas), tudo isso veio a ruir. De genial, o Ganso passou a ser “pipoqueiro”, de excepcional, Neymar passou a ser uma “bichinha”. De matador, o André virou “fraco” e o Robinho ganhou a alcunha de “ridículo”.
Não seria surpreendente caso essas ofensas fossem feitas por torcedores rivais ao Santos. Mas, o que realmente me estarrece é que, todas essas ofensas, são feitas pelos próprios “torcedores” do Santos.
Dizem que brasileiro tem memória curta. Em pouco tempo esquece dos políticos corruptos, esquece das glórias atingidas por seus atletas em olimpíadas, esquece o nome de assassinos e de seus crimes chocantes.
Pois bem, a memória do “torcedor” santista dura apenas um mês. Ela já esqueceu do título do Campeonato Paulista e o excelente desempenho na Copa do Brasil.
Já esqueceu as três vitórias em cima do São Paulo. O gol de letra feito por Robinho em sua estréia sobre o mesmo São Paulo. Os gols incríveis de Neymar. As goleadas histórias de 10 a 0, 9 a 1 e 8 a 1 (sobre Naviraiense, Ituano e Guarani, respectivamente). O petardo de Ganso no gol contra o Grêmio, que valeu a classificação do Santos a final da Copa do Brasil. Os gols de cobertura de Robinho e Ganso e as comemorações que faziam a alegria da torcida.
Tudo isso parece ter virado um passado distante e insignificante para a grande maioria da torcida. “Ela” não aceita queda de rendimento, “ela” não aceita sair de uma partida sem ter visto pelo menos cinco gols de sua equipe. “Ela” virou uma torcida mimada e arrogante que é capaz de transformar seus ídolos de ontem, em pernas-de-pau de hoje.
Contra o Fluminense, ontem na vila, essa torcida atingiu o limite de sua antipatia. O time não saiu de campo vitorioso, mas também não teve um desempenho fraco. O Santos criou infinitas possibilidades de gols, envolveu o seu adversário e arriscou muito para sair com a vitória. Entretanto, seus chutes pararam nas mãos do goleiro Fernando Henrique, esbarraram na trave ou passaram muito perto da meta.
Ontem, não era dia de sair gol para o Santos. Na verdade, ontem era dia de o torcedor santista provar sua fidelidade com o clube e incentivar os jogadores em campo. Era dia de mostrar que, apesar das derrotas, eles ainda acreditavam nos meninos da Vila. Era dia de renovar seu amor com o time e mostrar aos jogadores sua confiança no desempenho que eles podem ter.
Estamos a nove dias da decisão da Copa do BR e nunca, neste ano, a relação entre torcedor e jogador esteve tão estremecida quanto agora. Talvez seja hora de refletir a importância que um torcedor pode ter em uma partida de futebol. Em um momento delicado que o seu clube passe, você toma que tipo de atitude? Incentivar e torcer pela recuperação ou ajudar a afundar seus atletas com ofensas e palavras duras?
Se a sua resposta foi a segunda opção, talvez seja melhor ficar em casa e assistir aos jogos pela televisão.
mando beem pra krl uchoa.. pqp esse devia ser o blog do torcedor no globo esporte.. assim esses bosta de corneteiro botam a mão na conciencia e ve que tao afundando o proprio time..
ResponderExcluirmas independente disso tamo junto apoiando na vitoria ou na derrota.
gustavinho
concordo, a torcida tem que apoiar.. esse time é mt bom
ResponderExcluirIncrível como o torcedor não consegue reconhecer quando o time joga bem mesmo sem gols! Torcedores mimados! :/
ResponderExcluiresses caras são foda, um bando de filho da puta
ResponderExcluirse é pra torce q torça direito poha, independente da situação.
da hr teu texto uchoa, certinho tu ;]
é verdade, pode falar o que for da argentina, com toda a razão e zuar bastante... mas uma coisa é certa eles apoiam seus ídolos, por mais merda que eles façam estão sempre juntos... como no caso do maradona por exemplo, ja o brasileiro é tão mesquinho que só consegue gstar de alguem enquanto essa pessoa esta por cima, além desses casos que vooc ja citou o ronaldo é um belo exemplo disso, meeu o cara é recordista de gols, mas e dai néah?? concordo com tudo o que vooc disse, menos com uma coisa, não se pode chamar as pessoas q falam esse tipo de coisa de torcedores, pq torcedores de verdade estão do lado do time a qualquer momento, ganhando ou perdendo, mas lá torcendo e apoiando, naum colocando pra baixo, dando apenas desprezo, esses são os típicos TORCEDORES POISERS... e o que é impressionante, os caras que ofendem são "tão bons" que nm num timinho de merda estão, como entaum podem ser levados em consideração?
ResponderExcluirvoce tocou em um ponto o qual sempre defendi. nao somente os torcedores santinstas, mas todo o brasil, como exemplo o kaka. ele sofreu uma lesao e nao tava jogando tanto quanto ele podia, e infelizmente isso conseguiu apagar todo o seu passado vitoroso, fazendo com que todos os brasileiros virassem contra este. entao essa discursao tem que ir muito alem, tem que espandir para os torcedores brasileiros que tem essas atitudes, que eles parem e pessem antes de falar.
ResponderExcluirengraçado que a mesma torcida que "meteu o pau" nos jogadores estava ontem no treino aberto, embaixo de chuva pra "apoiar" o time... teria alguma coisa a ver com a convocação do Mano? hahaha acho que não hein?! TORCIDA PIPOQUEIRA!
ResponderExcluirNossa! Que texto!
ResponderExcluirMe orgulho de dizer que sou parte da torcida santista que apoia o peixe, mas nem sempre conseguimos ser 100% do tempo felizes!
Há momentos que xingar os jogadores "aliviam" as jogadas péssimas que acontecem, há momentos que o silencio é necessario; mas acima de tudo o torcedor tem que saber que não importe onde nem como seu time precisa dele!
ps. SANTASTICO CAMPEAO DA COPA DO BRASIL!!!!