segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ganha o time do Po(L)vo



Pode parecer estranho, mas a Copa do Mundo da África do Sul acabou e o principal destaque foi o polvo Paul, o polvo vidente.

Ele previu com exatidão os vitoriosos de oito partidas desta copa. Mas não previu que tantas estrelas do futebol deixariam a desejar na competição. Messi, Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney não apareceram para o torneio e suas seleções, tão dependentes de seus desempenhos, ficaram pelo caminho.

Com tantas estrelas decepcionando durante o torneio, era de esperar que, pelo menos na final, Holanda e Espanha mostrassem um futebol vistoso.

Mas não foi bem assim. Com as duas equipes jogando um futebol meia-boca, parecia que o melhor candidato a erguer a taça era o torcedor maluco que invadiu o campo minutos antes dos jogadores entrarem.


A Holanda, que jogou um futebol tão eficiente até então, parecia mais preocupada em intimidar o oponente com “butinadas”, ao melhor estilo Costa do Marfim, do que propriamente envolver o adversário com a qualidade de seus meias. De Jong, com seu chute no peito de Xabi Alonso, e Van Bommel, com a sutileza que lhe é peculiar, poderiam perfeitamente unir-se a Felipe Melo em um time de luta livre.

Já a Espanha, muito mais interessada em jogar futebol do que qualquer outro esporte, buscou a vitória da mesma forma que fez nas partidas anteriores: valorizando a posse de bola e tentando trabalhar o toque com todas as suas peças. O estilo de jogo é bem similar ao do Barcelona, o que não é difícil de entender já que a maior parte do time titular é composta por jogadores dessa equipe. Dos 11 que entraram em campo para a decisão, sete são jogadores do Barça.

Apesar de ser melhor em campo, quem teve as maiores chances de definir a partida foi a Holanda. Aliás, quem teve as melhores chances de definir a partida foi Robben. Por duas vezes ele teve a oportunidade de abrir o placar para a sua equipe e por duas vezes parou nas mãos de Casillas (ou nos pés também).


Com toda essa inoperância dos ataques, a partida foi para a prorrogação. E mais uma vez a Espanha monstrou-se mais interessada em fazer gols. Com isso, foi premiada com o tento assinalado por Iniesta, aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação.
Não vou entrar no mérito de avaliar se o futebol bonito da Espanha ganhou do futebol de resultado da Holanda pois, para mim, o futebol bonito pode ser de resultado e vice-versa.

A questão é que a Espanha se torna a primeira seleção europeia a conquistar uma Copa do Mundo fora de seu continente. Já para a Holanda sobra a amargura de terminar pela terceira vez como segundo colocado.

Independente da escolha feita pelo molusco vidente, ganhou a equipe que mais buscou jogo, que mostrou toda a sua vontade de ganhar e que teve nas mãos de seu goleiro-capitão Casillas a certeza de que estava entrando para a história ao erguer a taça mais cobiçada de todas.

Agora a copa do mundo descansará na Espanha até que, em 2014, a nata do futebol mundial volte a se encontrar na busca pela glória.

Para o Brasil, glória maior seria provar para o mundo a capacidade de sediar um torneio dessa importância. A capacidade de resolver os sérios problemas sociais que passamos, sem ter a necessidade de “escondê-los” durante um mês para que depois do torneio eles voltem com força redobrada. Isso seria muito mais valioso do que os quilos de ouro puro que a taça do mundo possui.

Até o Polvo Paul já sabe disso, só falta os nossos políticos saberem.

8 comentários:

  1. Estradas, aeroportos, comunicação, segurança e a propria educação do brasileiro. Será que dá tempo de fazer tudo isso em 4 anos?
    Independente do governo, nós estaremos prontos para o mundo ver a maior e melhor cobertura de uma copa do mundo! ;D
    hauahahauahuhuauhauhauha

    ResponderExcluir
  2. se depender de nos dois eu to tranquilo pq vai ser a melhor cobertura mesmo ^^

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. parabéns !
    esse blog realmente globaliza tudo o que está acontecendo no mundo do esporte.
    São notícias que são gostosas de se ler, e que te colocam por meio das principais notícias.
    Muito bom mesmo esse blog !

    ResponderExcluir
  5. haahha, time do polvo, claro..
    ta irado o texto uchoa, concordo com tudo, e com certeza foi merecido
    abraçoo, é nois

    ResponderExcluir
  6. guii, seu texto tá muito bom, os outros eu também li, adorei!! e achei a sua ideia de fazer o blog muito boa, bastante treino né =)
    parabéns, e boa sorte pra ti pelo que vem por aí, to torcendo por você *-*
    beiijos dono ehoidhue s2

    ResponderExcluir
  7. parabensss uchoa!! gostei do texto. até raxei...como sempre com vc né uahauhaua
    e olha q eu nem curto mt futebol ein!!

    beijaaooo jornalista :*

    ResponderExcluir
  8. Muito bom mesmo Gui :D
    "Até o Polvo Paul já sabe disso, só falta os nossos políticos saberem." FATO!


    ;* s2

    ResponderExcluir